domingo, 4 de outubro de 2009

Coffee and Cigarettes

Rotulado como comédia mas eu não concordo; entra no rol de cult ou ainda como curta. Coffee and Cigarettes marca a volta de Jim Jarmusch ao cinema.
O filme é um trabalho de longa data; o projeto é a reunião de 11 curtas que foram filmados de 1986 até 2002. A chave do filme é que não tem sequência lógica e nem explicação sobre os fatos, não tem início ou fim, apenas conversas.
Jarmusch quis mostrar o casual, o que acontece entre uma cena e outra quando os personagens se encontram ou sentam sozinhos na mesa para tomar café e fumar um cigarro. Relata apenas o uso das drogas e nossos vícios diários representados por esses elementos.
Apenar do filme ter apenas dois planos [o fundo e a mesa] tem atuações maravilhosas e aparentemente sem roteiro, na base da improvisação; Benigni participa do primeiro curta e é dono de uma história interessante, Cate Blanchett dá um show em sua dupla interpretação, como ela mesma e como uma prima.
A película transforma o espectador numa espécie de voyeur com o sentimento que está observando algo real, porém, não é e pode ser abstrair com isso.
Os diálogos são curtos e sem nexo exatamente com na mesa dos cafés. Bom filme pra quem é amante dos cults [eu gostei].

Nenhum comentário: