terça-feira, 30 de junho de 2009

Amor em minúscula


Não se deixe enganar pela capa; este não é um romance sobre animais. O gatinho da capa faz um papel secundário e ajuda o protagonista a desvendar seus mistérios.
Samuel é professor da universidade de Barcelona e sua maior aventura é ir ao supermercado, além disso, não faz mais nada. Sua vida é preenchida por solidão até que aparece o gato - Mishima - Homenagem ao escritor japonês.
O espanhol Miralles coloca personagens interessantes e intrigantes no livro como o escritor Titus, o lunático Valdemar e Gabriela; Seu protagonista, Samuel, lembra de um amor de 30 anos atrás e busca isso durante a história. Romance curto, leve e inteligente; cheio de passagens, citações, música, cinema e, até mesmo alguns filósofos.
O título me atraiu porque eu pensava nesse amor em minúscula. Buscamos sempre o amor em maiúscula, em letras garrafais. Queremos sempre o amor inflamado em paixões e esquecemos do amor de todos os dias, das pequenas coisas, de simples gestos. O livro nos leva mais ou menos por esse caminho e nos faz pensar sobre como podemos mudar e amar essas pequenas coisas.

Nenhum comentário: